sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BELA


             Esta linda fotografia foi tirada pela jornalista Thaís Cardoso, que conseguiu colocar uma perspectiva interessante, de modo que o caule e as folhas se apresentam harmoniosamente num complexo efeito vertiginoso.
            Há de se falar ainda no delicado e perspicaz sentimento – idéia – de que somos um minúsculo inseto grudado no tronco de um enorme e maravilhosa árvore, onde, talvez tenhamos como objetivo, subir e desvendar o topo desses galhos ou simplesmente viver em meio a plenitude e como um dos vários elementos que compõem esta “bela”.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MANEQUINS

Mais uma tirinha pronta, agora vamos conheçer OS MANEQUINS. Esses personagens têm um objetivo muito claro, além logicamente do de divertir, que é o de revelar o quanto somos manequins quando vivemos desrregulado numa sociedade consumista ao extremo.
Sem questionar ou realmetne perceber se necessitamos de certos produtos, somos levados pela mídia e propaganda tendenciosa, e quando percebemos já estamos com mais pares de sapatos no quarto do que as possibilidades de cauça-los.


             Manequins podem até demonstrar o nosso atual comportamento socio-econômico, mas a nossa alma ainda resiste, quando entendemos que tais atos de consumo imediato e sem limites nos trazem consequências devastadoras. Exemplo claro é a destruição ambiental, uma vez que tudo é produzido com materiais extraídos da natureza, de forma que através da manipulação dessas matérias primas, o homem – “nós” – somos capazes de atos tão louváveis e virtuosos como  transformar, criar, estimular e ao mesmo tempo, antagonicamente,  também de explorar os que criam, de vender, lucrar e destruir.











quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BOA TARDE PESSOAL

E no deleite do professor
Em uma aula inspirada
Pela doutrina penal,
O ar é recheado de crimes e castigos
Enquanto a casca da realidade
Com sabor de doença social.

Interrompendo a degustação,
Bate à porta uma alma punida
Pela crueldade do mundo dos homens,
Por uma crueldade ungida. Um necessário pedido
Por uma necessária crueldade
Do modelo de mundo falido.

A voz acanhada pede ajuda
“Ajude comprando um adesivo colorido,
Sou sozinha com um filho de colo,
Sem emprego e nem marido”
.

Palavras com tom de decoreba,
Têm cheiro de ônibus lotado
A cada viagem um novo suplico,
Uma nova venda de balas,
De canetinhas, chaveiros e lágrimas.

“O valor é baratinho,
Não vai empobrecer nem enricar”.

E transformando em moeda local,
A dignidade e a esperança,
Equivalem a menos de um real.


Benival de Oliveira Ferreira

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ANIMAIS



Para os que adoram desenhar, criar roteiros ou simplesmente se divertir com tirinhas, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) disponibiliza um curso de quadrinhos, totalmente gratuito, todas as quintas no bloco 13.
 Nesta primeira tirinha “animais” o objetivo foi apresentar o quanto desviamos o sentimento humano de fraternidade, igualdade e liberdade para outros animais, enquanto que muitas vezes amputamos o mesmo sentimento quando acreditamos que o “ser humano” já não merece ser tratado como tal, sendo qualificado pela sociedade e tratado pior que um cão. 
Importante identificar, também, a abordagem pedagógica que é passada dos pais para os filhos através de suas atitudes e diálogos, onde corriqueiramente presenciamos apenas o ensinamento da parte maligna da sociedade – o castigo –  geralmente vinculada por programas carniceiros da TV local. Esquecendo do que nos fazem ser homo sapiens sapiens: a virtude de saber que sabe, a reflexão sobre as coisas e sobre os nossos atos.

As imagens e idéias contidas nesse blog estão sob uma Licença Creative Commons

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, divulgar e adaptar, mas qualquer atividade com carater financeiro e lucrativo, apenas com a autorização do autor. Benival Ferreira.